Home » Ganhar dinheiro, Vários

Como fazer reclamações

23 Fevereiro 2011 8.350 views 10 Comentários

São muitos os serviços que usamos e seguros que fazemos em que o nosso fornecedor não presta um serviço tão bom como deveria. Quando precisamos de reclamar alguma coisa, as empresas que nos fornecem os serviços ou produtos tentam “fugir” às suas responsabilidades. Por essa razão convem sabermos como fazer reclamações, pois se a reclamação for bem feita poderemos conseguir as nossas pretensões melhorando os nossos serviços ou ganhando algo monetariamente.

Entidades competentes onde podemos fazer reclamações:

Produtos e serviços bancários: Antes de mais nada devemos reclamar junto do nosso banco. Caso não nos dêem razão poderemos (e devemos) pedir o livro de reclamações desse mesmo banco (é obrigado a enviar essa reclamação ao regulador) ou então dirigirmo-nos ao Banco de Portugal, por carta ou online, no Portal do Cliente Bancário.

Seguros: É obrigatório todas as seguradoras terem terem a figura do Provedor do Cliente. Caso queiramos podemos recorrer a esta figura sempre que a seguradora não dê uma resposta num prazo de 20 dias, ou então caso não estejamos de acordo com a resposta dada pela seguradora. Tal como nos produtos bancários também aqui podemos ainda recorrer ao regulador, o Instituto de Seguros de Portugal ou através do livro de reclamações.

Investimentos: Pode reclamar através do livro  de reclamações ou do regulador, que neste caso é a CMVM (convém antes de reclamar à CMVM confirmar se a entidade está registada na Comissão).

Compra: Aqui temos várias complicações sempre que queremos accionar as garantias legais do bem comprado. Poderemos pedir o livro de reclamações ou reclamar junto da Deco.

Telecomunicações: Este é um sector que em Portugal origina uma boa parte das reclamações. Em primeiro lugar devemos tentar resolver o problema com a entidade que nos fornece o serviço. No caso de não obtermos uma resposta satisfatória, poderemos pedir o livro de reclamações, reclamar junto da ANACOM por carta ou formulário online ou ainda pela figura do Provedor do Cliente.

Apenas falei em reclamar junto da Deco no caso de compras de bens, mas poderemos fazê-lo em todas as situações aqui expostas. No entanto, não falo muito nessa associação pois sou sócio, já por 2 vezes fiz reclamações junto da Deco, deram-me razão mas no fundo não fizeram grande coisa. As 2 entidades a quem reclamei e posteriormente a Deco também fez a reclamação simplesmente não “ligaram nada” às reclamações. Por esta razão não tenho uma boa impressão da Deco, pois se é para me darem razão mas não me resolvem os problemas então para que existem? Mas é possível que em alguns casos possa ajudar, pelo que podem sempre optar por reclamar junto dessa associação também.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading ... Loading ...

10 Comments »

  • Jorge Ruas said:

    necessito de informação sobre o seguinte:
    parti o vidro traseiro da viatura ao fazer marcha atrás, onde tambem teve uma pequena almogadela, logo á parte de baixo do vidro.
    fui á glassdrive e tiraram fotos e enviaram para o seguro para se colocar o vidro.
    a seguradora logo, não aceitou a colocação do vidro a seu cargo, alegando que aquilo se enquadra em acidente com capotamento e não de quebra de vidros.
    gostava de saber se a seguradora tem razão ou tem obrigação de colocar o vidro?
    muito obrigado pela vossa atenção.
    Jorge Manuel Fernandes Ruas

  • manuel alves silva said:

    boa tarde…precisava da seguinte informação: comprei uma varinha magica,passado um ano avariou,levei-a ao fornecedor para arranjar porque estava dentro da garantia, mas como não tinta conserto deram-me uma varinha nova.mas esta mesma varinha passado um ano e pouco avariou,eles dizem que não tem garantia porque alegam que esta começa a contar na data da primeira compra…

  • MARIA AFONSO said:

    Boa tarde,
    Tentei ligaçao telefonica com a DECO -Viana do Castelo, mas não resultou, ninguém atendeu. Estou a receber mensagens no meu telemóvel OPTIMUS -939617500, que me absorvem todo o saldo dos carregamentos que efectuu, com dificuldades.
    Já pedi para cancelarem essas mensagens, mas continuam e não atendem nas linhas telefonicas. Preciso deste número para trabalho. PODEM AJUDAR-ME, POR FAVOR???
    Obrigada.
    Maria Afonso

  • Emanuel batista said:

    Boa tarde fui a um talho muito conhecido na baixa do porto achei que paguei a mais quando chego a casa verefico o talao comprei carna picada vem como carne de estufar tinha o vazio fixado a 8.60 no meu talao esta a 11.99 acho um rouboi como posso resolver esta situaçao ainda hoje?
    Emanuel batista
    mov. 916080810

  • FREDERICO ALEXANDRE DO NASCIMENTO ALVES said:

    BOM DIA,GOSTAVA QUE ME AJUDA-SEM NUMA SITUAÇAO:TIVE UM ACIDENTE DE TRABALHO NO DIA 31/6/2011 AS 23,30H(+-)CAI DE CAMIAO QUE OU SOU MOTORISTA ,FUI ASSISTIDO PELO INEM DE T.VEDRAS E ENCAMINHADO PARA C.H.T.VEDRAS ,QUE DIOGOSTICARAM UMA LESAO NA COLUNA E CABEÇA, ESTIVE EM CASA DE CAMA 3 SEMANAS SEM PODER MEXER. A COMPANHIA DE SEGUROS ZURICH QUE E A SEGURADORA DA MINHA FIRMA,NAO QUER PAGAR O QUE TENHO DIREITO,ELA «ZURICH» DISSE-ME VIA TELEFONE QUE ERA PROBLEMAS COM A MINHA FIRMA E A MINHA FIRMA DIZ QUE E COM A SEGURADORA, MAS NO ENTANTO NA CLINICA ORTOPEDICA AONDE FIZ TRATAMENTO JA FOI PAGO E O HOSPITAL TAMBEM PELA SEGURADOURA, EU PROPRIO FUI INFORMAR-ME NESSES LOCAIS,MAS ATE HA DATA DE HOJE EU «TRABALHDOR» NAO RECEBEU NADA DA BAIXA,MEDICAMENTOS,PREJUIZO DOS VALORES MATERIAIS. GUSTAVA QUE ME DESSEM UMA RESPOSTA OU AJUDA-SEM..OBRIGADA. FREDERICO ALVES.

  • cesar said:

    O meu carro começou a aquecer,uma viagem ao Alentejo fui o suficiente para ir parar a oficina,gastei 550 euros passados 4 ou 6 meses uma viagem a coimbra 65 kilometros a mesma situaçao voltou a oficina e o mecanico so disse nao sei que fazer..devo ficar com o prejuizo

  • Jose Esteves Azevedo said:

    Exmos Senhores
    Serve o presente para solicitar ajuda e ao mesmo tempo informação sobre o assunto que vou expôr.
    No dia 09/02 de 2011 tive um acidente de trabalho do qual resultou vários ferimentos físicos.Como possuo um seguro que cobre estes ,nesse mesmo dia derigi-me ao mediador da companhia a participar a ocorrência.Este porém fez a paricipação à respectiva Companhia de seguros e fui encaminhado para ser assistido numa clinica a qual a companhia tinha acordo.Depois de ser analizado clinicamente pelo médico , foi diagnosticado ferimentos no 2º e terceiro dedo assim como tambem no ombro direito o que me inacapacitou de trabalhar cerca de um ano.periodo esse em que a companhia me reembolsou de todas as despesas de tratamento assim como a respectiva baixa.Porém quando o médico ao serviço da companhia me deu alta foi com uma incapacidade de 3.5%sem qualquer reserva.Paasado cerca de meio ano fui chamado ao I.M.L.na qual fiz em exame minucioso ao meu estado de saúde actual.Depois de avaliado por aquele, foi concedido uma incapacidade de 5.5% .Chamado ao Trbunal de trabalho para se proceder a uma conciliação,Para meu espanto assim como a do próprio magistrado e até para o representante da companhia, esta não aceitou o acidente por falta de provas e, como tal não obtive qual quer indemnização. Porém fui informado pelo próprio magistrado que tinha um periodo para recorrer a esta posição da companhia.Perante esta situação,fico desde já agradecido a vossa informação sobre o caminho a seguir.Grato pela atenção dispensada ,Subscrevo-me Atenciosamente Jose Esteves Azevedo 06/05/012.

  • catia said:

    Boa tarde eu também fui vitima da dita impressa extra consumo fiquei sem 118.50 euros e sem credito, não sei como deixam isto chegar a este estado com tantas reclamações que já foram feitas e continuam a burlar pessoas, não há justiça ou a justiça esta do lado dos criminosos

  • Elisabete Costa said:

    Venho por este meio obter ajuda para a seguinte situãção.
    encontro me a trabalhar a cerca de 2 meses e ainda não foram feitos descontos ou outro tipo de pagamento.
    Como e com quem devo me aconselhar para resultados positivos perante esta minha critica situação. agradeço atensiosamente e aguardo resposta.
    o meu contacto é
    918155090
    Elisabete Costa

  • jacinta aveiro said:

    Reclamei á Deco sobre a má prestaçao de serviço da empresa de assistencia clinica ao domicilio que disponibilizam aos seus sócios, chamada Eco Salva, e nada fizeram.

Deixe o seu comentário!

Abaixo pode inserir o seu comentário ou trackback do seu próprio site. Também pode subscrever estes comentários via RSS.

Mantenha os seus comentários relacionados com o tema. Não faça spam.

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Se quiser o seu próprio Gravatar, registe-se em Gravatar.