Home » Emprego

Entrevista de trabalho – erros a evitar

13 Março 2010 4.554 views Sem Comentários

Já aqui falei sobre como se preparar para uma entrevista de trabalho e dei 20 dicas para uma boa entrevista. Na continuação destes artigos vou deixar hoje no Carlos Silva Online alguns numa , pois poderão terminar com as suas hipóteses de conseguir o ambicionado .

Alguns destes erros já os cometi, pelo que falo por experiência própria, que é algo que gosto de fazer nos meus artigos: partilhar as minhas próprias experiências. Aqui ficam então alguns erros que se devem evitar cometer em entrevistas:

- Telemóvel ligado durante a entrevista. Esta foi uma situação que já me aconteceu, mas por sorte não recebi nenhuma chamada nem sms durante o tempo da entrevista. No entanto, como me lembrei que tinha o telemóvel ligado quando a entrevista já tinha começado isso condicionou um pouco a minha entrevista, pois fiquei o tempo todo com o receio que o telemóvel tocasse.

- Atender o telemóvel durante a entrevista. Bem, se já é mau levar o telemóvel ligado para a entrevista, atendê-lo vai acabar com as suas hipóteses de conseguir o emprego.

- Nervosismo / Ansiedade. Isto é algo que também já me aconteceu em algumas entrevistas. Apesar de na maior parte das entrevistas eu conseguir controlar o nervosismo, naquelas em que gostaria mesmo de conseguir o emprego acabo sempre por me sentir mais nervoso e sem dúvida acaba por ser prejudicial para a imagem que passamos ao entrevistador. Devemos sempre tentar estar o mais calmos possíveis para que a entrevista não corra mal.

- Não se preparar antes da entrevista. Isto inclui por exemplo não pesquisar informação sobre a empresa e não conhecer o nosso curriculum vitae na sua totalidade. Também já cometi o erro de não pesquisar sobre a empresa e isso causou-me algum embaraço na entrevista, foram pontos que perdi sem dúvida nenhuma. Se tivesse outra pessoa com as mesmas capacidades que eu a tentar este emprego, e que tivesse pesquisado sobre aquela empresa, iria ficar com o emprego únicamente por este erro que cometi, que pode parecer pequeno mas num caso destes pode ser a diferença entre conseguir o emprego ou não.

- Timidez – Numa entrevista não devemos ficar demasiado tímidos. Quando for altura de falarmos devemos expor as nossas competências com à vontade, sem exagerar, obviamente.

- Excesso de à vontade – Não seja tímido mas também não se sinta demasiado à vontade. Isso também pode ser considerado abuso pelo entrevistador e desde logo você pode perder as hipóteses de conseguir o emprego.

- Arrogância – Ninguém quer contratar uma pessoa que acha que sabe tudo, pois isso vai significar problemas no futuro com certeza.

- Atraso – Atrasar-se para uma entrevista pode significar desde logo o adeus a esse emprego. Tente chegar sempre 10 a 15 minutos antes da hora.

- Apresentação – Devemos apresentar-nos na entrevista de acordo com o cargo e com a empresa em questão. Esta é uma das coisas que devemos pesquisar antes da entrevista, tentar perceber a melhor forma de nos apresentarmos, mediante a apresentação das pessoas que já trabalham na empresa.

- Mentir. “Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo”. Este ditado serve para este erro a evitar. Mesmo que graças a uma mentira consiga o emprego, a verdade é que quando descobrirem que você mentiu acabaram as suas chances na empresa.

- Falar mal das empresas anteriores. Normalmente o entrevistador não gosta de ouvir falar mal das empresas onde já passou e dos seus ex-colegas, pois isso pode indiciar que você costuma culpar os outros dos seus próprios erros. De preferência tente até elogiar essas empresas e ex-colegas.

Se conseguir não cometer nenhum destes erros é desde logo uma grande ajuda para que consiga o emprego. Claro que se não cometer estes erros, mas também não tiver os conhecimentos necessários para a função não será escolhido mas pense sempre assim: todos os candidatos escolhidos para a entrevista terão competência para o cargo, logo quem cometer menos erros será o escolhido. Por essa razão é tão importante preparar-se muito bem para uma entrevista de trabalho de forma a não cometer erros que lhe vão tirar hipóteses de conseguir o lugar.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading ... Loading ...

Deixe o seu comentário!

Abaixo pode inserir o seu comentário ou trackback do seu próprio site. Também pode subscrever estes comentários via RSS.

Mantenha os seus comentários relacionados com o tema. Não faça spam.

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Se quiser o seu próprio Gravatar, registe-se em Gravatar.