Home » Emprego

Responder a um anúncio de emprego

22 Fevereiro 2010 44.092 views 1 Comentário

Já aqui dei exemplos de onde procurar emprego, e de que devemos ter um adequado modelo de curriculum vitae. Depois disso, acho conveniente falar de como responder a um anúncio de , que é o que vou falar hoje aqui no Carlos Silva Online.

Todas as etapas da procura de emprego devem ser cuidadosamente tratadas pois um erro numa delas pode ditar que você não seja o escolhido para o emprego em causa. E a resposta ao anúncio de emprego pode desde logo dar-lhe uma entrada na de forma priveligiada, desde que consiga sobressair de entre todas as respostas que chegarem à empresa. Uma resposta inadequada pode desde logo tirar-lhe as hipóteses de sequer ir à .

Assim sendo, deve responder atendendo ao solicitado no anúncio. Algumas empresas preferem a resposta por carta, e muito poucas pedem carta manuscrita. No entanto, se for isso que o anúncio disser, deverá fazê-lo dessa forma, enviando juntamente com o uma carta de apresentação devidamente elaborada. O mais comum é uma resposta por email, pelo que deverá enviar o curriculum em anexo, mas escrevendo um texto no corpo do email fazendo sobressair as suas qualidades, demonstrando que possui as capacidades pedidas no anúncio. Deve ser um texto curto, de forma a que a pessoa que vai receber a sua resposta tenha interesse em lê-lo. Uma resposta muito longa pode desencorajar a pessoa a ler. Apenas realce as suas qualidades e nada mais.

Um exemplo poderia ser:

Exmos srs.,

Em resposta ao vosso anúncio no site “websitedoanúncio . com”, anunciando uma vaga para “Cargo em questão”, venho apresentar a minha candidatura a esse lugar.

Possuo um grande sentido de responsabilidade e de organização. Gostaria de salientar a minha experiência de 5 anos no desempenho do cargo em causa, bem como os meus excelentes conhecimentos de inglês, francês e espanhol.

Junto envio o meu Curriculum Vitae, estando disponível para uma entrevista caso entendam necessária.

Na esperança de ser brevemente contactado, apresento os meus melhores cumprimentos”

Este exemplo serve tanto para a resposta por email como por carta, obviamente no caso de ser por carta acrescentando o necessário para um modelo de carta.

Resumindo, a carta de apresentação se for bem elaborada pode dar-lhe acesso à entrevista de emprego, devendo ser curta e onde salienta os seus pontos fortes. Faça uma carta de apresentação para cada resposta pois todos os anúncios são diferentes e o que pedem nuns pode ser completamente diferente do que pedem em outros anúncios. Elabore a carta sempre de acordo com o que a empresa pede no anúncio. Junto com a carta de apresentação envie sempre o seu Curriculum Vitae onde deverá estar demonstrado o que disse na carta de apresentação.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading ... Loading ...

One Comment »

Deixe o seu comentário!

Abaixo pode inserir o seu comentário ou trackback do seu próprio site. Também pode subscrever estes comentários via RSS.

Mantenha os seus comentários relacionados com o tema. Não faça spam.

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Se quiser o seu próprio Gravatar, registe-se em Gravatar.